Senhoras e senhores esta é “A PIZZA”

Sim, essa massa de pizza é fantástica, um sucesso! Tão boa que vale a pena fazer uma “Pizzada” com a família e os amigos. Mas saibam que nem sempre foi assim. Nem sempre nossa pizza foi um sucesso, ao contrário, ela já foi um fracasso! =/ Vou contar-lhes como foi nossa iniciação neste mundo de massa leve e com crostinha, de bordas douradas e com gostinho de felicidade. Porque não conheço ninguém que fique triste comendo uma pizza.

Certa vez, em Dublin, convidamos um casal de amigos (Nara e Yuri) para uma noite de pizza, fizemos muita propaganda, afinal, gostamos muito de cozinhar e somos cozinheiros de “mão cheia”. Eu estava no trabalho e meu marido, na época ainda éramos bons amigos, disse ” vou fazer as massas, meu amigo tem uma receita maravilhosa”. “OK!” eu pensei, ele está tentando me impressionar e eu que sempre chegava morta de fome do trabalho, fiquei tri feliz, seria só rechear e assar. Pois bem, cheguei do trabalho, os amigos também chegaram, e o meu marido foi abrir as massas para rechearmos, muitos tipos queijos, salames, e etc, até pizza de coração de frango eu pedi para que eles experimentassem, enfim, recheios maravilhosos! Com toda dificuldade de um iniciante, que fez propaganda falsa, ele mal conseguia abrir os discos de pizza, e nós ajudando, recheando e incentivando. Resumindo, a massa da pizza ficou tão fina e crocante, que parecia casquinha de sorvete. Pelo menos os recheios e o vinho estavam ótimos, e o que valeu foi a boa companhia e as risadas.

Desde lá viemos testando algumas receitas de massa de pizza, e esta que compartilhamos não tem erro! Fazemos no forno convencional e as vezes assamos na churrasqueira a gás que temos aqui em casa, que chega numa temperatura mais elevada que o forno, porém não tem dourador.

E aí meus amigos, é só colocar essa massa maravilhosa com o recheio que tu preferir, numa pedra de assar pizza bem quente, e assistir a maravilha acontecer, queijinho derretendo, bordinha dourando e cheirinho de felicidade no ar!

Massa de Pizza com Fermento Natural

5 from 2 votes
Preparo 17 hrs
Cozimento 5 mins
Receita Pães
Cozinha Brasileira, Italiana
Rendimento 4 Pizzas médias

Ingredientes
  

  • 500 g Farinha de trigo
  • 10 g Açúcar (ou 1 colher de sopa de mel)
  • 10 g Sal
  • 100 g Fermento natural
  • 300 g Água
  • 1 Colher de sopa Azeite de oliva (opcional)

Instruções
 

  • Misturar os ingredientes secos e adicionar o fermento natural e a água em uma tijela ou na bancada.
  • Sovar a massa por 10 minutos.
  • Colocar a massa novamente na tijela untada com azeite e deixar fermentar em temperatura ambiente por 3 a 4 horas, ou até aumentar 50% do tamanho inicial.
  • Dividir a massa em 4 partes iguais e bolear cada parte da seguinte forma.
    Coloque a parte lisa da massa para baixo, juntar as pontas no centro da massa e grudar bem. Virar a massa com a emenda para baixo e bolear para formar uma bolinha perfeita.
  • Colocar as bolinhas em uma assadeira untada com azeite e com espaço para as bolinhas crescerem sem se tocarem. Cobrir com um pano molhado ou com plástico filme e deixar na geladeira por 12 a 20 horas.
  • Retirar da geladeira e deixar descansar em temperatura ambiente por 30 minutos antes de abrir os discos.
  • Abrir os discos até um tamanho de 30cm de diâmetro, ou até que fique na sua espessura preferida. Para isso, vá apertando no centro da bolinha em direção as bordas (ou abra da forma que preferir). Deixe as bordas um pouco mais altas que o restante da massa, isso vai ajudar a "segurar" o recheio.
  • Colocar a massa diretamente na superfície que for levar até o forno, que deve estar enfarinhada com farinha de semolina ou de milho, para facilitar a transferência para a pedra de pizza.
    Também pode ser usado uma assadeira ou frigideira de ferro, que deve estar quente e que vá direto ao forno.
  • Rechear a massa. Colocar duas colheres de sopa de molho de tomate, ou outro molho e o recheio da sua preferência.
  • Colocar a pizza no forno pré aquecido na temperatura máxima, de 250°C a 450°C, para assar numa pedra de pizza. Ou levar sua assadeira ou frigideira de ferro, que também foi pré aquecida e já está com a pizza montada, para o forno na mesma temperatura.
    Assar por 4 a 5 minutos, até que as bordas estejam douradas.
    Importante: Se seu forno tiver dourador na parte superior, deixe ligado o tempo todo!

Dicas

Para quem gosta de fazer pizza e calzone em casa, e não possui forno a lenha ou outro forno específico de pizza, vale muito a pena investir em uma pedra de pizza. Ela garante que a massa da pizza crie uma crostinha na parte de baixo, pois assa imediatamente quando tu coloca a massa, esta deve ser pré aquecida junto com o forno. Assim tua massa não vai ficar mole no centro.
Outra dica é nunca exagerar no molho, isso pode comprometer a textura da massa, principalmente no centro.
Para transferir a massa para a pedra no forno, use uma tábua de madeira, destas de cortar legumes e carnes. Precisa ser lisa e ter um tamanho que caiba a pizza. Não esqueça de colocar farinha de milho ou de semolina nesta tábua antes de colocar a massa da pizza e rechear. Isso facilita muito na hora de transferir a pizza para a pedra.
Se tu não tiver pedra de pizza, não tem problema, basta usar uma assadeira normal ou uma frigideira de ferro. Pré aqueca no forno, tire do forno e coloque a massa aberta dentro e então recheie. Cuidado ao montar a pizza, pois a assadeira ou frigideira estarão muito quentes!
Palavras-chave Massa de pizza, Massa de Pizza Fermento Natural, Pizza

5 Replies to “Senhoras e senhores esta é “A PIZZA””

  1. 5 stars
    Muito linda e com certeza saborosa…vou tentar fazer o mais aproximado possível!!

    1. Vamos postar o passo a passo do fermento, tu vai ver que é muito fácil e completamente diferente em termos de sabor, aroma e textura!

Comments are closed.